5 Erros Comuns Na Hora De Escolher Óculos De Sol

As vezes você vê um modelo na vitrine, se apaixona e decide levar ele pra casa. Mas esquece de alguns detalhes muito importantes, será que esse óculos vai te proteger realmente contra os raios solares e ficar bem em você? 

Lentes com proteção à radiação ultravioleta são indispensáveis. Os raios UV podem causar sérios danos aos tecidos oculares, desde os mais superficiais até à própria retina, e causar um problemão que podia ser evitado apenas com o cuidado na hora de escolher um modelo com as lentes corretas. 

O que importa mesmo é escolher a peça certa , que seja de qualidade e duradoura. Então preste atenção nos erros mais comuns na hora de adquirir seu óculos de sol.

 

1- Ignorar a proteção contra raios ultravioleta

Como já mencionamos, proteção UV é super necessária, e é indispensável no seu óculos.

O olho humano possui mecanismos de proteção, mas estes podem não ser suficientes dependendo da luminosidade e do tempo que você fica exposto. Por isso as lentes entram para bloquear o excesso dessa luminosidade e minorar a agressão aos olhos. 

Existem vários níveis de proteção contra raios ultravioletas. Como garantia, procure optar sempre pelo mais eficaz, que no momento é a proteção UV 400.

 

2- Comprar óculos no camelô

 

Os óculos podem ser simples e baratos, desde que se apresentem qualidade no material de que são feitos. Ninguém quer se frustrar com trincos e pernas tortas depois de algum tempo.

A visão que ele proporciona precisa ser limpa, e não lhe dar a sensação de que você está olhando por entre um pedaço de plástico. 

Nos camelôs os óculos geralmente não possuem lentes com proteção UV, e tem pouquíssima ou nenhuma qualidade óptica. 

Procure comprar seus óculos de sol em locais de confiança, que garantam a qualidade e durabilidade do produto.

 

3- Escolher um modelo que não combina com o tipo de rosto

 

O encaixe da peça no seu rosto faz toda a diferença. Ele pode ficar bem ou não em você dependendo do tipo de rosto que você possui. Os tipos mais comuns são quadrado, triangular, redondo e oval. 

Procure achar um modelo que harmonize com os ângulos do seu rosto. Muito cuidado com os óculos grandes ou pequenos demais, onde as armações acabam ficando longe da área dos olhos, deixando assim a radiação ultravioleta entrar pelos lados.

Criamos um post falando sobre alguns dos modelos mais desejados de 2018, que combinam com cada tipo de rosto. Dê uma olhada CLICANDO AQUI.

 

4- Não usar o modelo adequado para a situação

 

É muito importante que você escolha o óculos que vai usar levando em consideração o local, período do dia e a ocasião.

Você pode usar no dia a dia, na praia, ou praticando algum esporte. Cada modelo de armação e lente tem tamanhos e materiais diferentes. Você deve estar atento para escolher o óculos que realmente vai lhe servir da maneira mais eficiente.

A cor das lentes é outro fator bem importante na hora da escolha. Por exemplo, lentes de cor fumê e marrom são mais recomendadas pelos oftalmologistas para dias claros, porque realçam os detalhes e contraste.

 

5- Não consultar um médico oftalmologista

 

Este profissional vai lhe orientar à escolha da peça mais adequada para você e seu estilo de vida, levando em conta todos os fatores discutidos anteriormente. 

A maioria das pessoas dispensa esse passo e acaba usando óculos de sol que não lhe servem e que acabam causando grandes problemas posteriormente.

 

 

 

Não se esqueça

Os óculos são acessórios extremamente importantes para a saúde visual. Eles evitam que ocorra o aparecimento de rugas ao redor dos olhos, que surgem devido à exposição em excesso de raios solares.

Além disso, o uso dos óculos de sol protege a área branca dos olhos, pois bloqueia a exposição aos raios ultravioletas, os quais atingem muito o globo ocular.

Compre seus óculos de sol em lojas que sejam de confiança, e não se esqueça de sempre contar com o apoio de um bom oftalmologista para ter o acompanhamento ideal da saúde de sua visão!

.