Descubra qual o formato do seu rosto agora!

Saber qual é o formato mais aproximado do seu rosto realmente é mais do que necessário na hora de escolher um óculos, ou até o tipo de barba ou corte de cabelo que você vai querer. 

O estilo que combina perfeitamente com um tipo de rosto, pode não combinar nada com outro. Mas quando você acerta a peça ideal pro seu rosto, parece que ela foi feita pra você.

Então, para identificar  o formato do seu rosto, você pode fazer destas duas formas:

. Bata uma foto de frente do seu rosto (prenda o cabelo se ele for grande). Imprima a foto, ou olhando na tela do computador, trace uma linha vertical da parte superior da testa até a ponta do queixo, e uma horizontal de orelha a orelha na altura da base dos olhos.

Analise os tamanhos e características de cada lado da face.

2ª. Pegue uma fita métrica e meça os seguintes pontos:

  • Testa: do ponto mais alto da extremidade de uma sobrancelha até o ponto mais alto da extremidade da outra.
  • Maçãs do rosto: da parte superior da maça do rosto, logo abaixo do canto externo do olho, até o mesmo ponto do outro lado.
  • Queixo: meça da ponta do queixo até onde a mandíbula encontra a orelha, e multiplique por dois.
  • Comprimento do rosto: meça da linha superior da testa, até a ponta do queixo.

Com os valores anotados você pode comparar para ver os maiores e relacionar com os modelos a seguir:

 

REDONDO

As linhas de altura e largura do rosto tem praticamente as mesmas medidas, sem linhas retas, com poucos ângulos destacados, e bastante arredondados. 

Tem a testa pequena, e a medida da parte inferior do nariz até a ponta do queixo, é menor que o comprimento do nariz inteiro.

Os óculos mais indicados, são quadrados ou retangulares, que façam contraste as linhas arredondadas do rosto.

 

QUADRADO

As linhas da testa e das maçãs do rosto são as mesmas, assim como as linhas verticais e horizontais. Porém este formato possui linhas retas, ficando bastante nítido na lateral do rosto, da bochecha até o maxilar.

Você pode optar por modelos de óculos aviador ou gatinho, para suavizar as linhas deste formato de rosto.

 

RETANGULAR

Testa, maçãs do rosto e queixo tem quase as mesmas medidas, mas o comprimento vertical do rosto é maior que sua largura.

Assim como no rosto quadrado, procure dar contraste as linhas retas do rosto com óculos com ângulos mais arredondados como nos modelos aviador, gatinho e redondo.

 

OVAL

As laterais vão afinando até chegar no queixo, sendo ligeiramente mais largo na testa. É um pouquinho mais longo e tem as linhas do maxilar mais arredondadas. Este rosto é suave, e não tem nenhum ângulo que se destaque.

Para este tipo de rosto, qualquer modelo de óculos costuma ficar bom. Atente-se somente ao tamanho do óculos, para não ser nem muito grande e nem muito pequeno.

 

TRIANGULAR

Possui queixo grande, maçãs do rosto menores, e testa menor. O rosto pode ser mais ou menos alongado.

Prefira óculos arredondados ou com a face inferior ovalada.

 

DIAMANTE

O comprimento do rosto é maior, tendo destaque o queixo mais alongado e pontiagudo. Nesse formato as maçãs do rosto são mais largas que a testa, e as linhas da mandíbula afinam ligeiramente até o queixo.

Assim como no formato triangular, opte por modelos redondos ou ovalados na parte de baixo, como no modelo aviador.

 

Agora que você já descobriu seu formato de rosto, veja alguns modelos que estão super em alta em 2018 e descubra o que melhor combina com você clicando aqui