Conheça alternativas para evitar o uso de canudos de plástico

Imagina só, se uma pessoa utiliza um canudo de plástico por dia durante o período de 10 anos, o resultado é de 3.650 unidades que acabam em aterros. Agora multiplica o total por um número maior de consumidores. Então, como muitos já sabem, esse tipo de material é extremamente prejudicial ao nosso meio ambiente. 

Por não serem absorvidos pela natureza, os canudos de plásticos vão parar em oceanos, que, devido a correntes marítimas chegam a vagar pelo planeta inteiro e provocam a morte de milhares de animais aquáticos de diversas espécies. Existe também o problema caso sejam eliminados por incineração, o que é muito poluente.

Pensando em todo o impacto negativo no meio ambiente, a Tendência Wood reuniu algumas alternativas ecológicas e práticas para deixar de lado o uso desse tipo de canudo em praias, bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros locais. Confira:

Canudo de bambu

Reutilizável, lavável, natural e leve. Essas são algumas vantagens do canudo de bambu, que é uma alternativa de pouco custo e provém de fonte renovável.

Canudo de palha

Uma outra boa opção é o canudo de palha, similar ao de centeio. Essa alternativa é muito amigável ao meio ambiente, saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável.

Canudo de vidro

Apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante. É uma boa opção para aquela deliciosa água de coco na praia ou drinks com amigos.

Canudo metálico

Desde a proibição do uso de canudos de plásticos em alguns estados brasileiros e após campanhas conscientizadoras, os canudos metálicos têm ganhado o gosto da população que tem comprado para uso individual. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudo pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos.

Bomba de chimarrão

Para quem já tem bomba de chimarrão em casa, pode utilizar como uma alternativa. Algumas bombas de chimarrão (ou tererê, na versão gelada), possuem bombilhas (coador metálico em formato de colher, com pequenos furos para filtrar a erva) rosqueáveis, o que significa que você pode alternar seu uso entre bomba e canudo, conforme a necessidade. Algumas vêm com limpador interno para facilitar a higienização, mas também pode adquirir o limpador separado.

Canudos de papel

Aderido por grandes redes de fast food e lanchonetes, os canudos de papel assim como copos do mesmo material são alternativas menos nocivas, uma vez que se biodegradam mais facilmente. Entretanto, esses canudos também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensados para ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação. Então, a melhor opção ainda é utilizar esse em casos extremos, quando não se tem outra escolha.

Use apenas o copo

Antes da consumação de qualquer bebida, pense se uso do canudo é realmente importante. Se a resposta for não, dispense. O bom e velho copo ainda é uma ótima opção para colaborar com o meio ambiente, claro que se o produto não for descartável. Algumas empresas, escolas, faculdades e outros realizam campanhas para o uso do copo individual. Em viagens, aulas e trabalho, leve seu copo com você para juntos salvarem o nosso tão querido meio ambiente.

 

Fonte: eCycle